uk | nl | de | fr | es | pt | it










SELECCIONE O TIPO DE PRODUTO ADEQUADO
AO TABALHO QUE VAI REALIZAR

 

O OSB pode ser utilizado tanto em aplicações estruturais como em aplicações que não requeiram resistência a cargas. Na Europa, tal corresponde às quatro classes de desempenho disponíveis.

No entanto, os produtores de OSB oferecem também, normalmente, outras variantes complementares, como, por exemplo, superfície lixada ou não-lixada, bordos planos ou com sistema macho-fêmea, etc.



Eis, pois, um pequeno guia para o ajudar a seleccionar o produto adequado:

OSB/1

Usos gerais em ambiente seco. Mobiliário e aplicações interiores

OSB/2

Aplicações para fins estruturais em ambiente seco

OSB/3

Aplicações para fins estruturais em ambiente húmido

OSB/4

Aplicações para fins estruturais especiais, em ambiente seco ou húmido

As especificações técnicas para cada uma destas classes de OSB estão definidas na norma europeia EN 300 bem como nas brochuras dos diversos fabricantes. Para mais detalhes, queira contactar a sua organização nacional de normalização, associação comercial, fornecedor habitual ou consulte a página OSB da EPF (Federação Europeia de Painéis) na Internet - www.osb-info.org.







 


O OSB permite obter resultados similares ao contraplacado a um custo mais baixo. Possui, mesmo, algumas características importantes que o tornam superior ao contraplacado, tais como a sua uniformidade, a ausência de nós, a resistência à delaminação, à deformação e à ruptura e, não menos importante, o seu reduzido impacto sobre os recursos florestais.
Tudo isto deve tê-lo deixado algo surpreendido, caso faça parte dos que pensam que o OSB é "apenas um substituto barato" do contraplacado.

Poder-se-á, entretanto, acrescentar que o contraplacado é seguramente um produto de elevada qualidade, disponível numa ampla e diversificada gama para vários tipos de utilizações.
Mas o OSB também! De facto, o OSB pode desempenhar perfeitamente a mesma função e com custos mais baixos.